Branding, Consumo, E-commerce, Marketing Digital, Marketing Viral, Mobile Marketing

91% dos executivos brasileiros leem blogs

No artigo “O mapa da mídia no Brasil e na América Latina – Parte 1” publicamos a seguinte informação, que talvez tenha passado despercebida em meio  a tantas outras:

O que fazem os brasileiros na internet? As principais  atividades em que os brasileiros se engajam quando estão na internet são as  seguintes:

  1. Leitura de blogs: Blogs têm uma taxa de 96% de penetração  entre os usuários brasileiros de internet e 91%  penetração entre os executivos brasileiros

A consequência prática dessa informação é evidente por si mesma: as empresas  do mercado B2B que conseguirem produzir blogs  corporativos com conteúdo interessante para os executivos brasileiros terão  a máxima probabilidade de que as suas mensagens cheguem à pessoa certa.

O seu desafio, portanto, não é decidir se a sua empresa precisa de um blog. O  desafio é publicar conteúdo nesse blog que seja interessante para os executivos  que você deseja influenciar.

A solução para esse desafio se chama “Plano  Editorial“.

O plano editorial é um documento que sintetiza as principais decisões  relativas ao conteúdo do seu blog. Vejamos alguns exemplos de decisões que  constam de um plano editorial:

  • Conceito. É fundamental para o sucesso do seu blog que ele  tenha uma proposta diferenciada, uma abordagem diferente, uma ideia central que  permita identificá-lo em meio a outras publicações na web.
  • Título do blog. É preciso escolher um título que reflita o  conceito ou o tema geral que gera o maior interesse em seu público-alvo.
  • Periodicidade. Refere-se à frequência de atualização do  blog: diária, em dias alternados, semanal, quinzenal, mensal. Em seguida, é  preciso também decidir o volume de cada atualização, isto é, se cada atualização  incluirá apenas uma ou várias postagens de cada vez.
  • Temas e Assuntos. Dentro do tema geral do blog pode-se  produzir uma variedade imensa de conteúdo sobre os mais diversos assuntos com um  variadíssimo leque de abordagens. O plano editorial definirá quais serão os  temas e a abordagem que eles receberão.
  • Tipos de conteúdo não-textual. Embora um blog possa ser  constituído somente de texto, é possível e desejável incluir regularmente fotos,  ilustrações, infográficos, vídeos, podcasts, e-books, apresentações de slides,  entre muitos outros. O plano editorial definirá quando e como esse conteúdo será  produzido e publicado.
  • Tipo de conteúdo textual. Os conteúdos de texto de um blog  podem assumir tantas formas quanto qualquer outra publicação: artigos  opinativos, entrevistas, notícias, resumos, press releases, comunicados. O plano  editorial definirá o mix adequado de cada conteúdo textual publicado no seu blog  corporativo.

É evidente que um blog corporativo produzido a partir de um plano editorial  detalhado e, preferencialmente, baseado em pesquisa prévia junto ao público  visado, terá toda a probabilidade de ser incluído na lista de leituras dos  executivos a quem sua empresa deseja influenciar.

Assim, caso o blog de sua empresa não esteja chegando às pessoas com quem  você deseja falar, a solução é fazer um novo plano editorial, desta vez sob a  orientação de nossa empresa. Afinal, como você pode conferir em nosso arquivo, nós abordamos cientificamente a estratégia de blogs  corporativos desde 2008, dispondo de todo o conhecimento e a experiência  necessários para produzir um plano editorial vencedor para o blog de sua  empresa.

Autor: Alex Oliveira | Data: 25/03/2013  |

Leia mais em:  http://gessicahellmann.com/91-dos-executivos-brasileiros-leem-blogs/#ixzz2Ofpnt4WC

Deixe um comentário