O restaurante é um dos tipos de negócio mais vulneráveis. A comida pode ser deliciosa, o serviço impecável e o ambiente aconchegante, mas nada disso terá significado se você não der a seus clientes um motivo para voltar. Mesmo quando você tem um público fiel, a questão é: por quanto tempo eles vão permanecer?
Você já pensou em implantar um programa de fidelidade?
Clientes frequentes gostam de ganhar pontos, que se traduzem em algum tipo de recompensa: um desconto, um brinde ou tratamento especial. Contudo, se você optar por fazê-lo, esta conversão deve ser simples e intuitiva.
Os restaurantes estão descobrindo a capacidade de fazer com que seus clientes voltem por meio de programas de recompensas. Além de fazer os clientes voltarem, você ainda terá acesso a várias informações como dados dos clientes, e-mails e refeições consumidas, dando ao seu garçom a possibilidade de fazer sugestões mais precisas, chamando-o pelo nome, oferecendo a sua bebida favorita, e o mais importante, você conhecerá seus clientes e poderá informá-los sobre mudanças no menu, promoções e eventos, pedir feedback sobre experiências gastronômicas recentes e que irão ajudá-lo a construir o seu próprio sortimento de cardápio.
Uma boa ideia é envolver o cliente no desenvolvimento do programa fidelidade a fim de saber o que ele realmente gostaria de ganhar.
No entanto, a maior parte das empresas comete o mesmo erro. Quando os clientes terminam seu cartão, eles têm que voltar a estaca zero, e a menos que você tenha algum outro motivador especial além de um desconto, é desanimador ter que começar de novo.
Existe também o público que é habitue dos pratos com desconto, esse público nem sempre é o mais fiel. Acabadas as ofertas, ele vai para outro lugar a menos que você tenha dado outro incentivo para voltar, nesse caso, você pode dar um cartão bronze, que passa a ser prata, e então o ouro, por exemplo. Assim você pode garantir o seu cliente por um longo prazo e isso o diferenciará dos outros programas.
Outra alternativa é firmar parcerias com marcas e serviços, fazer um campeonato entre os mais fieis, contudo, se o fizer, certifique-se de divulgar nas mídias sociais para mostrar como o seu restaurante cuida bem de seus clientes, essencial para o sucesso dos restaurantes.
Os programas de fidelidade mais bem sucedidos aumentarão a frequência do seu cliente. O objetivo é transformar esse bom cliente em um grande cliente. A criatividade é fundamental para um programa de fidelidade, porque ele pode, de verdade, impulsionar o seu negócio.
Ingrid Devisate – responsável pelo Desenvolvimento de Negócios em Food Service.
08 Mai 2013
http://www.gsmd.com.br/pt/artigos/food-service/programa-de-fidelidade