A dica de hoje é um artigo publicado Anais do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação – CASI, parceria com SCHREIBER, Dusan
RESUMO ESTRUTURADO
Introdução: uma das características do varejo é a sua dinamicidade. Em geral, as estratégias de marketing são baseadas nos hábitos e preferências dos clientes, que não são estáticos. Os desejos e as necessidades das pessoas se renovam e o varejo se ajusta. É um processo contínuo. Neste contexto, uma das tendências mais discutidas no varejo atualmente é o omnichannel, que se refere à integração dos canais de venda físicos e digitais de uma empresa.
Objetivo: identificar nas pesquisas que abordam as estratégias do omnichannel marketing o que os pesquisadores internacionais e brasileiros compreendem por omnichannel marketing e elencar os desafios para o sucesso do omnichannel marketing.
Procedimentos Metodológicos: utiliza-se uma abordagem de revisão híbrida que incorpora análise quantitativa e técnicas qualitativas de revisão sistemática da literatura. Foi realizado um levantamento de artigos indexados nos bancos de dados da Scielo, Web of Science, Science Direct, Spell e Scopus, definiu-se somente o período final em julho de 2023 (data de realização da coleta de dados).
Principais Resultados: a estratégia omnichannel visa oferecer uma experiência de compra consistente e integrada para os clientes, independentemente do canal que eles usem. Para isso, é necessário que a empresa siga uma série de estratégias, que podem ser resumidas em: propósito de negócio, organização, tecnologia, dados, comunicação integrada de marketing e operações.
Conclusão: observou-se que esse conceito ainda não possui uma definição clara e consensual na literatura. Existem diferentes formas de entender e medir a intensidade e as características de um varejista omnichannel. No entanto, pode-se concluir que os conceitos de omnichannel convergem na ideia de que as empresas devem oferecer uma experiência consistente e unificada para os clientes, independentemente do canal que eles estejam utilizando em todas as etapas da jornada de compra.
Contribuições do Trabalho: a estrutura de pesquisa proposta é inovadora tendo em vista que busca identificar as lacunas entre as publicações acadêmicas e as demandas da sociedade sobre o tema. Contribuirá para o avanço do conhecimento sobre marketing omnichannel, um tema ainda pouco explorado na literatura científica. Bem como, apresenta um framework para o gerenciamento de omnichannel marketing, considerando os desafios elencados.
Link do artigo completo: